ACRE
Com o período de estiagem intensificado durante o mês de setembro, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Casa Civil e órgãos de Comando e Controle, se reuniu, nesta quinta-feira, 14, para reforçar as ações operacionais de combate ao fogo.
Uma das pautas prioritárias elencadas, foram os recentes incêndios florestais ocorridos no município de Marechal Thaumaturgo, que estão sendo acompanhados pelas equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre (CBMAC).
A reunião ocorreu na Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), onde a titular da Sema, Julie Messias, destacou a participação do Estado e a execução de ações de reforço da situação já controlada.
A secretária de Estado reforça: “Estamos sempre acompanhando com análises e monitoramentos dos focos de queimadas, acompanhadas de reuniões semanais, unindo diversas instituições para melhor proteger nosso estado e a população. Com a ajuda de imagens de satélite, conseguimos colocar nossa força operacional para atuar de maneira eficaz”.
O Estado tem enfrentado desafios devido às condições climáticas adversas devido ao fenômeno climático El Niño ocasionando, assim, o aumento das queimadas. E, frente a isso, órgãos do governo estão direcionando representantes para analisar a área. Assim como uma equipe de atuação para trabalhar junto às equipes de brigadistas que já estão atuando no local, reforçando ainda mais o combate aos incêndios.
Situação controlada
O capitão Freitas Filho, coordenador de operações e ciências florestais do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre (CBMAC), garante que a situação de Marechal Thaumaturgo está controlada e continuará sendo acompanhada pelos militares e demais recursos operacionais, na busca de reprimir qualquer ação nociva.
Freitas reforça: “É importante a participação da população no combate às queimadas, caso algum foco seja identificado, denuncie por meio do 193. Evite o contato e espere os nossos profissionais os quais usam técnicas e equipamentos adequados para esse enfrentamento”.
Conscientização
O governo do Acre e demais autoridades pedem à comunidade local que coopere plenamente com os esforços de combate aos incêndios e siga todas as orientações de segurança. Melissa Machado, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apela aos cidadãos para que evitem atividades que possam provocar incêndios florestais, como queimadas ilegais.
O combate aos incêndios em Marechal Thaumaturgo é uma preocupação do governo do Acre e instituições parceiras, na busca de preservar a biodiversidade do município e garantir a segurança da comunidade local. A situação será monitorada de perto para que as medidas adicionais de comando e controle contribuam para conter os incêndios e minimizar os danos causados à natureza e à população.
Ações efetivas
Para além da situação no município, de maneira macro, o governo do Estado tem realizado diversas ações de proteção ambiental, a qual a titular da Sema destaca: “Desde o início do ano, o Estado se antecipou com medidas efetivas para reduzir desmatamentos e queimadas e com isso conquistamos significativas conquistas, como a redução de 71% dos alertas de desmatamentos e 47% dos alertas de queimadas”.
O Acre enfrenta uma intensa seca, resultado do fenômeno natural El Niño. Com isso, foi lançado no início de julho o Decreto de Emergência Ambiental, que elenca dez municípios prioritários para ações de prevenção e combate ao desmatamento e queimadas. Frente a isso, órgãos de comando e controle atuam a partir da inteligência operacional de monitoramento e fiscalização, gerando maior eficiência nas ações e evitando dispersão de esforços.
Também há os esforços da campanha “Respire Vida: Combata as Queimadas e o Desmatamento”, unindo a preservação ambiental com a saúde pública, numa força-tarefa de proteção ambiental que reúne instituições da atuação direta e indireta na colaboração intersetorial.
O governo também atua com a Rede Estadual de Governança Ambiental, a qual desenvolve atividades de educação ambiental realizadas por equipes técnicas da Semapi e Imac com o apoio do Programa REM Acre. A iniciativa também tem o papel de unificar as ações de proteção e enfrentamento aos ilícitos ambientais.
Comentários